Cuidado: GOLPES VIRTUAIS!

Em um mundo tão virtual como o nosso, é muito comum a ocorrência de golpes pela internet.

Infelizmente, os danos provocados são irreversíveis na maioria das vezes. FIQUEM ATENTOS!

Alguns golpes são muito comuns.



Exemplos:



• Golpe do Mercado Livre e OLX

Ao anunciar um produto no Mercado Livre ou OLX o golpista se apresenta como comprador e pede para que você envie suas informações por e-mail, alegando que deseja efetuar a compra com segurança. A partir daí o golpista o convencerá em conversas por e-mail a enviar o seu produto. Pronto. Ele receberá o dinheiro e você não receberá o produto. Veja este link: https://www.techtudo.com.br/noticias/2019/07/golpe-da-compra-falsa-faz-vitimas-no-mercado-livre-veja-como-evitar.ghtml


• Lojas virtuais e instituições com perfis e contas falsas nas redes sociais.

Com frequência, golpistas abrem contas em bancos e no comércio com o objetivo de simular que são vendedores de produtos e serviços entretanto, o objetivo principal é obter os dados da pessoa e utilizá-los em outras fraudes. ATENCAO!

Ao realizar compras pela internet faça-a, sempre, no site oficial da empresa.


• Link para atualização de dados de conta bancária via SMS.

NUNCA, em nenhuma hipótese, clique em links recebido por SMS ou WhatsApp solicitando a alteração de seus dados bancários. Isso só deve ser feito em agências ou aplicativos OFICIAIS das instituições.

Os golpistas utilizam interface semelhantes, as vezes difíceis de serem identificadas como falsas. De posse dessas informações o golpista movimenta a sua conta no banco com a maior facilidade.


• Clone de WhatsApp

Esse golpe é muito bem arquitetado, o criminoso clona o whatsapp de alguém e pede dinheiro emprestado para seus contatos, dizendo que o limite do banco estourou. NÃO FAÇA ISSO! Sempre que algum amigo te pedir dinheiro emprestado, ligue pra ele ou confirme pessoalmente.

Posts recentes

Ver tudo

Direito sistêmico e o direito de família

Para SAMI STORCH, Juiz de Direito no Tribunal de Justiça da Bahia, precursor do direito sistêmico, os conflitos entre grupos, pessoas ou internamente em cada indivíduo são provocados, em geral, por ca